noticias Seja bem vindo ao nosso site O Santarritense Digital!

Mundo

A importância do Movimento Lixo Zero para um futuro sustentável

Publicada em 04/07/24 às 08:48h - 74 visualizações

O Santarritense Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia A importância do Movimento Lixo Zero para um futuro sustentável  Compartilhar a noticia A importância do Movimento Lixo Zero para um futuro sustentável  Compartilhar a noticia A importância do Movimento Lixo Zero para um futuro sustentável

Link da Notícia:

A importância do Movimento Lixo Zero para um futuro sustentável
 (Foto: O Santarritense Digital)

Em 14 de dezembro de 2022, a Assembleia Geral da ONU reconheceu formalmente a importância das iniciativas espalhadas pelos quatro cantos do mundo e proclamou 30 de março como o Dia Internacional do Lixo Zero.
Desde então, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a ONU-Habitat passaram a liderar as celebrações anuais da data, que busca promover padrões de consumo e produção sustentáveis, além de ampliar a conscientização sobre como o conceito contribui no avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A ONU estima que mais de 11 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são coletadas globalmente todos os anos e destaca que o setor contribui significativamente para o aquecimento global, principalmente pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
“As iniciativas lixo zero promovem a gestão correta dos resíduos sólidos e buscam minimizar e prevenir o desperdício. Elas contribuem para reduzir a poluição, mitigar a crise climática, conservar a biodiversidade, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde humana”, pontua a equipe da ONU em nota publicada no site da organização.
O que é o conceito Lixo Zero? 
De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta através de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização produtos e embalagens.
Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos.
Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”. No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente.
Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.
Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis. É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.
Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.
O movimento Lixo Zero inclui os esforços coletivos por um planeta sustentável ambientalmente, prioridade da humanidade no século XXI. À medida que sua popularidade cresce, indivíduos e comunidades dos quatro cantos do mundo ajudam a impulsionar ainda mais a sua agenda de pautas.
As pessoas que assumem a responsabilidade pela produção dos resíduos que geram são apenas a ponta desse iceberg e sua postura ativista, a médio e longo prazo, forçará governos e organizações a assumirem suas responsabilidades históricas.
Segundo a Lixo Zero Brasil, nossa representante no Zero Waste International Alliance, quatro ações devem ser colocadas em prática para fomentar a iniciativa: repensar, reutilizar, reduzir e reciclar.
Fonte: www.reciclasampa.com.br



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (19) 3582-6363

Visitas: 550067
Usuários Online: 38
Copyright (c) 2024 - O Santarritense Digital
Converse conosco pelo Whatsapp!