noticias Seja bem vindo ao nosso site O Santarritense Digital!

Cidade

A indústria do turismo em Santa Rita do Passa Quatro: oportunidades e desafios

Publicada em 11/09/24 às 07:56h - 178 visualizações

O Santarritense Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia A indústria do turismo em Santa Rita do  Passa Quatro: oportunidades e desafios  Compartilhar a noticia A indústria do turismo em Santa Rita do  Passa Quatro: oportunidades e desafios  Compartilhar a noticia A indústria do turismo em Santa Rita do  Passa Quatro: oportunidades e desafios

Link da Notícia:

A indústria do turismo em Santa Rita do  Passa Quatro: oportunidades e desafios
 (Foto: O Santarritense Digital)
O turismo, frequentemente associado aos grandes centros urbanos e destinos internacionais, também vem desempenhando um papel fundamental em pequenas cidades do interior de São Paulo e do Brasil. 
Embora ainda pouco visível, a indústria do turismo no interior de São Paulo, vem demonstrando um potencial econômico significativo e uma força motriz transformadora. No entanto, para que esse potencial seja potencializado, é necessário compreender todas as nuances e desafios específicos que caracterizam o setor do turismo em nossa cidade.
 
Oportunidades:

- Desenvolvimento econômico: geração de novas oportunidades de emprego, estímulo ao comércio local, além de possíveis novos empreendimentos, como: hospedarias, restaurantes, lojas de artesanatos e souvenirs locais que se beneficiam do fluxo contínuo de turistas e visitantes. A dinâmica que a atividade de turismo proporciona, faz com que os investimentos em revitalizações em áreas de que enfrentam maior desafio atualmente sejam mais efetivos e, consequentemente contribuam com a população local e com a economia. 
 
- Desenvolvimento do turismo rural: experiências autênticas e imersivas em ambientes rurais vem se tornando uma grande tendência para os turistas e proprietários rurais. Agroturismo, ecoturismo, turismo histórico e cultural são atividades que valorizam a interação com o meio ambiente e as práticas tradicionais. 
- Preservação e valorização cultural: valorização dos patrimônios históricos e das manifestações culturais devem ser explorados e podem desenvolver experiências autênticas e enriquecedoras. Além de ser uma grande ferramenta de estímulo para a própria comunidade em buscar estudar, conhecer e se conectar com nossos ancestrais e com as diversas culturas que fizeram parte da construção do nosso município.
- Melhorias contínuas na infraestrutura: com o desenvolvimento do turismo através de novos empreendimentos no segmento, faz com que a iniciativa pública esteja mais atenta em desenvolver e melhorar toda a infraestrutura local, seja ela através dos atrativos turísticos (hoje parte está concessionado) usando novas metodologias de fiscalização e levando em consideração os contratos por eles proposto, seja através de melhorias em ruas e rodovias, limpezas e manutenções de canteiros, melhorias no transporte público, entre outros.
 
- Educação e capacitação: o pilar para o desenvolvimento do senso crítico, dos projetos coletivos, da retenção do capital intelectual e cognitivo, dos futuros braços acadêmicos, está na educação de base, na capacitação e motivação dos moradores locais e nos programas de treinamentos que são fundamentais para que possamos ter e gerar novas oportunidades profissionais.
 
Desafios: 
 
- Sustentabilidade e gestão: em meio a monocultura, loteamentos e o desmatamento inquestionável e muitas vezes irresponsável do nosso meio, faz com que parte dos “possíveis produtos de ecoturismo” oferecidos por agencias e guias locais para os turistas e visitantes da nossa cidade sejam afetados de maneira direta, pois cada vez mais a seca vem nos atingindo, os rios e seus leitos diminuindo, os animais sendo extintos e o fogo vem se fazendo presente durante todo o ano. A gestão sustentável do turismo é um ponto crucial para a implementação de prática sustentáveis e para o desenvolvimento de uma abordagem que equilibre os interesses econômicos, a preservação ambiental e a qualidade de vida da população.
 
- Infraestrutura limitada: as limitações na oferta de serviços básicos, como hospedagens, restaurantes (noturnos) e bares, são pontos relevantes que dificultam a visitação e o aumento da visitação de turistas em nossa cidade. O incentivo ao comercio local e o estímulo econômico são pontos fundamentais para o aumento de ofertas nesse segmento. 
 
- Falta de capacitação e formação: a falta de capacitação na área é extremamente relevante, e isso faz com que os negócios já existentes sejam carentes de bons profissionais técnicos e, consequentemente para os futuros negócios também. Cursos de qualificação profissional, oficinas dentro de escolas públicas e particulares, feiras de entendimento de profissões diversas, democratização do turismo para fomentar as atividades locais não só aos turistas, mas também para toda população da cidade, podem ser alguns meios facilitadores de reter jovens e adolescentes e desenvolvê-los profissionalmente. 
 
- Comunicação e marketing: a baixa visibilidade e promoção, são pontos que necessitam de uma estratégia eficiente e de um trabalho em conjunto para que a cidade esteja mais bem posicionada nas diversas ferramentas de divulgação online e offline. Os meios de pesquisa, estão conectadas integralmente em todos os sites de busca e em todas as redes sociais.
 
- Sazonalidade: os picos de visitação em determinadas épocas do ano e baixas demandas em outras, impacta diretamente a sustentabilidade econômica das atividades ligadas ao turismo. Desenvolver um planejamento de eventos culturais já estruturados, trabalhar em conjunto com a coalização dos empresários em prol do turismo na cidade e montar um calendário anual, pode minimizar as sazonalidades e impactar de forma positiva o comercial e os negócios de maneira geral. 
 
Por fim, o desenvolvimento do turismo em nossa cidade depende do trabalho coletivo da iniciativa privada junto ao poder público e a comunidade. Juntos podemos potencializar e desenvolver integralmente essa indústria que tanto prospera em todos os cantos do Brasil e do mundo. 
Vamos transformar o turismo em uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, valorizando nossa cultura, preservando nossa natureza e promovendo o crescimento econômico.

Lucas Vinicius Comincioli, colunista de O Santarritense.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Ronaldo Melo

11/09/2024 - 09:58:32

Isso mesmo, precisamos desenvolver o turismo em nossa cidade , rumo ao futuro \o/


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (19) 3582-6363

Visitas: 563021
Usuários Online: 25
Copyright (c) 2024 - O Santarritense Digital
Converse conosco pelo Whatsapp!