A Prefeitura ressalta ser de extrema importância a colaboração da população quanto ao descarte irregular de resíduos em áreas verdes e suas margens
O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (Dama) informa que apenas durante o ano de 2022 foram atendidas 46 chamadas de queimada urbana até a última quarta-feira (27), monitoradas e controladas pelo Grupo Corta-Fogo.
No domingo (24), o bairro Complexo Arnaldo dos Santos (CDHU) sofreu com uma queimada em sua área de preservação permanente (APP), controlada pelos caminhões pipas da Prefeitura e Usina Ferrari.
Porém, a formação do solo do local proporciona a presença de fogo de turfa, que é um tipo de fogo subterrâneo de difícil controle, fazendo com que a população sofra com a presença constante de fumaça.
Para o controle dessa ocorrência, a Prefeitura realiza o rescaldo desde segunda-feira, realizando na quarta a movimentação do solo e rescaldo para minimizar e controlar a ocorrência do fogo e da fumaça.
A Prefeitura ressalta ser de extrema importância a colaboração da população quanto ao descarte irregular de resíduos em áreas verdes e suas margens, pois a presença destes materiais, além de poluir o meio ambiente, são combustíveis para incêndios urbanos e florestais.
Queimada urbana é crime ambiental previsto pela lei municipal 3.471, de 19 de junho de 2019.