Cidades Cultura

Nesta quarta tem exibição de documentário sobre a estação ferroviária de Santa Rita

Vídeo faz parte do projeto Caminhos do Trem, composto de quatro vídeos de aproximadamente 20 minutos cada, que contemplam as cidades de Ribeirão Preto, São Simão, Brodowski e Santa Rita do Passa Quatro

Por Da Redação

27/07/2022 às 09:57:00 - Atualizado há

Nesta quarta-feira (27), às 19h30, na praça Poeta Mario Mattoso, acontecerá a exibição inédita do documentário "Estação Santa Rita do Passa Quatro – Ser. Fazer. Reconhecer.", realizado pelo Turismo Social Sesc Ribeirão Preto, em parceria com o Departamento de Cultura da Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro.

Este vídeo faz parte do projeto Caminhos do Trem, composto de quatro vídeos de aproximadamente 20 minutos cada, que contemplam as cidades de Ribeirão Preto, São Simão, Brodowski e Santa Rita do Passa Quatro.

As histórias são ambientadas nas estações ferroviárias da região de Ribeirão Preto, adaptadas e contadas por atores locais, visando dar amplitude às narrativas que se originam de grupos que foram invisibilizados ao longo da história.

Santa Rita do Passa Quatro, por ter sido a cidade escolhida para o encerramento deste projeto, será contemplada também com a apresentação musical dos conceituados artistas Fernanda Marx e Alexandre Perez, que acontecerá nesta mesma noite.

A estação de Santa Rita do Passa Quatro foi construída entre os anos 1880 e 1890. No entanto, ela estava ligada à malha ferroviária da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, e não da Cia. Mogiana. Nesse período, havia várias companhias que concorriam por um mercado muito promissor: o de transporte por trilhos.

Bem preservada, a estação segue os moldes do estilo inglês. Muitos dos materiais que foram aplicados pela Cia. Paulista de Estradas de Ferro (tijolos, esquadrias, ferro, adornos de acabamento) foram importados da Europa.

Operou com trens até a década de 1960. Depois de desativada e abandonada por anos, passou por processo de restauro e tombamento pelo Condephaat, em 1981, e hoje abriga o Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro
Comunicar erro
O Santarritense Digital

© 2022 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santarritense Digital