Cidades Infância

Departamento de Assistência Social implanta programa Criança Feliz

Ferramenta busca oferecer a famílias com crianças de 0 a 6 anos a promoção do seu desenvolvimento integral

Por Da Redação

05/07/2022 às 09:37:31 - Atualizado há

O Departamento de Promoção e Assistência Social implantou o Programa Criança Feliz, importante ferramenta para que famílias com crianças entre 0 e 6 anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral.

O projeto é coordenado por Sabrina de Cássia Sant"ana e conta com todo o apoio do prefeito Marcelo Simão e da diretora do Departamento, Patrícia de Cássia Jordão Mion.

É uma estratégia alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância, que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

O Criança Feliz tem como público prioritário:

a) gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias inscritas no Cadastro Único;

b) crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC2;

c) crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

d) crianças de até 72 (setenta e dois) meses inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, que perderam ao menos um de seus responsáveis familiares, independente da causa de morte, durante o período Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da Covid-19.

O objetivo do Programa Criança Feliz é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade, mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Fonte: Facebook do prefeito Marcelo Simão
Comunicar erro
O Santarritense Digital

© 2022 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santarritense Digital