Política G1Pol

STF tem desafio de 'enfrentar a irracionalidade', diz Gilmar Mendes ao completar 20 anos na Corte

Por Da Redação

22/06/2022 às 18:15:24 - Atualizado h√°

Fellipe Sampaio/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (22) que o tribunal atualmente enfrenta desafios "inusitados" são eles: "enfrentar a irracionalidade" e "ter, muitas vezes, que lutar pelo óbvio".

O decano do STF foi homenageado durante a sessão do plenário por seus 20 anos como ministro da corte. Mendes está no STF desde 2002, quando deixou o comando da Advocacia-Geral da União (AGU) e assumiu a cadeira do ministro Néri da Silveira, após indicação do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em seu discurso, o ministro disse que não falaria de si, mas, sim, do Supremo Tribunal Federal.

"O protagonista da minha fala é o Supremo Tribunal Federal. Supremo Tribunal Federal que enfrenta um desafio dos mais inusitados, na quadra que atravessamos: o desafio de precisar enfrentar a irracionalidade, o desafio de ter, muitas vezes, que lutar pelo óbvio”, afirmou.

O decano afirmou também que, ao longo desses 20 anos, vem observando a adoção do termo “ativismo judicial” para classificar a atuação do Supremo, mas que a Constituição prevê que “praticamente todas as controvérsias constitucionais relevantes” sejam submetidas à Corte.

“Devem ser motivo de orgulho os inúmeros julgados deste Supremo Tribunal Federal que somaram esforços para o aperfeiçoamento da governança administrativa e da governabilidade política do país”, afirmou.

Mendes foi homenageado pelos colegas, representados pelo ministro Dias Toffoli, que destacou que o decano tem sido um defensor dos direitos fundamentais.

“Em sua longa trajetória como juiz constitucional, o Ministro Gilmar Mendes tem sido aguerrido defensor dos direitos fundamentais, dos direitos sociais e da dignidade da pessoa humana. Sempre demonstrando alta sensibilidade diante da realidade social brasileira e da situação dos grupos sociais em situação de vulnerabilidade”, disse Toffoli.
Fonte: http://g1.globo.com
Comunicar erro
O Santaritense Digital

© 2022 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santaritense Digital