Cidades Entrevista

Prefeito Marcelo Simão aponta projetos em andamentos para 2022

Em segunda parte da entrevista ao jornal O Santarritense, gestor do município também relatou as expectativas para este ano

Por Da Redação

21/01/2022 às 07:49:05 - Atualizado há

Na semana passada o jornal O Santarritense publicou a primeira parte da entrevista exclusiva que o prefeito Marcelo Simão, na qual ele faz um balanço do ano de 2021. Nesta edição, em continuidade, o gestor municipal tratará sobre os projetos e expectativas para o ano de 2022.

Confira:

O Santarritense: quais são as prioridades da Prefeitura Municipal para este ano de 2022?

Prefeito Marcelo Simão: Para 2022 estamos com diversos projetos em andamento [veja por tópicos].

Parque Industrial: como mencionado na primeira parte da entrevista, neste ano de 2022 estamos com a expectativa de concluir o Parque Industrial Passa Quatro SP-330, que está bem avançado nas negociações e praticamente aprovado, faltando apenas uma última aprovação necessária da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Conseguimos no ano passado R$ 15 milhões para a construção do parque e temos sete indústrias que desejam se instalar nele. Dessa forma, haverá geração de emprego para a população. Além disso, junto ao Parque também funcionará o Mercado Turístico Rural, que será um local para os produtores de Santa Rita venderem seus produtos.

Projeto Detecta: assim como foi explicado na parte 1 desta entrevista, o Projeto Detecta está em andamento neste ano de 2022. Ele irá proteger a população santa-ritense com câmeras que serão instaladas no entorno da cidade, nas vicinais, e monitoradas 24 horas por dia para identificar veículos suspeitos, que serão relatados à Polícia Militar. Colocaremos placas nas estradas informando a todos que esse serviço está acontecendo e as pessoas mal-intencionadas, ao lerem essas placas, irão preferir não agir em Santa Rita.

Asfaltamento de ruas: em 2022 daremos prosseguimento ao asfaltamento das ruas José Inácio Ribeiro e José Bonifácio, atendendo aos pedidos da população.

Cursos de formação para a população: em parceria com o Senai e o Sebrae, a Prefeitura Municipal estará oferecendo diversos cursos neste ano de 2022. Estamos agora com o curso de costura e teremos também o curso de auxiliar administrativo. Desta forma, estamos capacitando as pessoas.

Saúde: dando prosseguimento a todos os serviços contratados ou em processo de contratação, em 2022 continuaremos com as mamografias realizadas aqui mesmo, em Santa Rita do Passa Quatro, gratuitamente, pelo SUS. As cirurgias dermatológicas já começaram a ser feitas em 2021 para zerar uma fila de quase 2 mil pessoas e continuarão sendo feitas, assim como as cirurgias gerais contratadas. Vale lembrar que essas cirurgias gerais não são obrigação do município, nossa obrigação seria apenas cuidar da atenção básica à saúde, coisas como consulta, remédios e exames comuns. Mas estamos indo além disso e proporcionando para a população de Santa Rita do Passa Quatro cirurgias para que o santa-ritense possa ter qualidade de vida. Nós estamos contratando cirurgias nos rins, já estamos acertando também com hospitais, já conseguimos alguns cateterismos e ressonância magnética. Estamos contratando, através de licitação, uma empresa, que vai realizar consultas oftalmológicas, pois nós temos mais de dois anos de filas e, com esse trabalho, nós vamos zerar essa fila e zerar a fila de catarata. Nós estamos contratando uma empresa para fazer implante dentário para as pessoas carentes. Como mencionado anteriormente, estamos acabando com a fila de tratamento odontológico, pois não se tratava dente há anos em Santa Rita, apenas situações emergenciais. Além de todas essas ações, estamos em contato com várias entidades para trazer mais exames para Santa Rita, tudo isso em parceria com a Santa Casa.

Kits de alimentação para pacientes que viajam: estamos em processo de contratação de kits para que todos os pacientes e acompanhantes que viajam para outras cidades recebam uma barra de cereal, uma fruta um suco, água... um kit de alimentos, e que eles possam ter dignidade durante sua estadia fora de Santa Rita, porque, geralmente, a pessoa levanta às 5h da manhã, sai daqui de Santa Rita cedo e volta só às 17h e não ganhava nada. Muitos deles doentes, enfermos e sem condições financeiras. Então, nós já estamos finalizando a licitação de 20 mil kits de alimentação.

Zeladoria: para 2022, nós já temos aprovado o projeto da reforma do Jardim do Lago, onde vamos torná-lo um parque muito atraente, com pedalinho, esporte de aventura, rapel, parede de escalada, piso de bloquete para as pessoas caminharem, paisagismo bonito e iluminação moderna. O Jardim do Lago será um lugar fantástico, isso já para este ano, inclusive já assinei o contrato da obra. Esse foi um pedido que fizemos no ano passado, mas nada saiu em 2021 e as coisas começaram a ser liberadas no finalzinho do ano passado, por isso essas obras estão sendo licitadas e contratadas agora, no início do ano, e muitas delas já assinamos o contrato.

Obras: assinamos um contrato para uma ciclovia na avenida José Ribeiro de Oliveira, uma ciclovia na avenida Pio Corso, a obra do Jardim do Lago, e os asfaltamentos, anteriormente mencionados, nas ruas José Ribeiro e José Bonifácio. Nós vamos também fazer um reservatório de água no final da praça Poeta Mário Mattoso para captar toda a água que forma um alagamento no Posto XV. Então, toda aquela água que desce ali e alaga, nós vamos colocá-la no reservatório da praça. Será um reservatório submerso, que também era muito solicitado. Além dessas, temos a reforma na praça da Estrela, que já foi mencionada na primeira parte da entrevista, e já assinamos o contrato e possui o projeto em 3D. Estamos trocando 250 lâmpadas para tecnologia LED e este ano iremos trocar mais. Existe um projeto do governo estadual, que com certeza dará certo, chamado "Cidades Inteligentes" e nós receberemos R$ 1 milhão, assim como Descalvado, pois estivemos juntos lá, para trocar todas as lâmpadas do município em LED, gerando mais iluminação, mais segurança e menor custo. Este é um projeto que está bem adiantado. Outro projeto que está bem adiantado é a vinda de um Poupatempo para Santa Rita do Passa Quatro. Eles já me prometeram, de todas as formas, que agora, no início deste ano vem, pois estive com o presidente do Detran, que é o responsável pelo Poupatempo, e o assessor dele nos garantiu que, na próxima leva de Poupatempos, nós estaremos inclusos. No geral, estamos bastante esperançosos, pois pedimos várias coisas, como caminhões-pipa.

Projetos gerais: neste ano, estamos com inúmeros projetos em andamento e agora nós vamos começar também a receber veículos e fazer a renovação da frota, que estava sucateada. Também iremos fazer concursos, pois em 2021 não podia fazer, era proibido por lei, a Lei 173, que diz que a cidades que receberam recursos para o combate à covid-19 em 2020 não poderiam contratar nenhuma pessoa por concurso público no ano de 2021 e agora, em 2022, nós podemos. Outro projeto que temos é o de atuar forte nas creches. Nós queremos diminuir muito o déficit de vagas em creches, trazendo os servidores, que nós não tínhamos e reformando as creches. Então tudo caminha para um desfecho de muito investimento e muitas obras, mas não são obras apenas para embelezamento, não são apenas reformas. São obras que irão trazer o desenvolvimento para Santa Rita, que irão trazer a geração de emprego, e junto a isso a capacitação das pessoas. É nisso que a gente tem trabalhado.

Lixo e coleta de recicláveis: nós estamos para contratar uma empresa, pois vamos terceirizar o lixo, que fará a coleta e estamos avaliando o destino final do lixo produzido em Santa Rita do Passa Quatro, se o levaremos para um aterro sanitário, ou se nós daremos outro destino, que será muito interessante e revolucionário. Não dá para conviver com esse lixão a céu aberto, que perdura há tantos anos em Santa Rita. Por isso, nós vamos acabar com o lixão e o lixo irá para o aterro sanitário ou outra solução que nós adotemos e que será decidida ainda em janeiro. Sobre os recicláveis, nós construiremos um balcão para todos os recicladores do município, que poderão retirar os materiais, que muitas vezes ficam em suas casas, e poderão levar para um galpão, onde eles terão um box de cada reciclador. Isso agregará mais valor ao produto deles. Nós também iremos tirar o Ecoponto da avenida José Ribeiro de Oliveira e ele vai para o mesmo local do galpão de reciclagem, que será um local todo murado, onde os recicladores terão mais qualidade e dignidade de trabalho.

Clínica veterinária popular e crematório animal: nós conseguimos uma clínica veterinária popular que atenderá gratuitamente os pequenos animais, gato e cachorro, dos moradores. Além do container, construiremos uma outra clínica, juntamente com um crematório, para atender os animais que vierem a óbito para que eles tenham dignidade na morte, após tantos anos de amor com a família.

Aquisição de van para saúde preventiva: já estamos finalizando a aquisição de uma van que será equipada com equipamentos de saúde e contará com um médico que percorrerá a zona rural fazendo consultas e exames para atender a nossa população do campo, para que eles não tenham dificuldade e transtorno de ter de vir até a cidade para fazer as consultas. Já estamos finalizando a licitação para a contratação da van ainda em 2022.

Turismo: para o turismo estamos amadurecendo a ideia do hotel abandonado. Vamos construir uma pista de mountain bike, já acertamos a locação da Rampa da Espanhola, estamos acertando a Rampa da Petrobrás e teremos muitos eventos para a cultura e o turismo em 2022.

Santa Cruz da Estrela: neste ano de 2022 a Estrela ganhará a reforma da praça e nós temos muitos outros projetos, inclusive, a intenção de criar, aos sábados e domingos, um feirinha de artesanato e alimentos para aproveitar os ciclistas que passam pela região de manhã e fazer com que os estrelenses agreguem renda e vendam produtos alimentícios e artesanais. Para isso, faremos um projeto de renda para Santa Cruz da Estrela, que deve acontecer ainda neste ano.

Comunicar erro
O Santaritense Digital

© 2022 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santaritense Digital