Política G1Pol

Consórcio Nordeste cobra 'urgência' a Queiroga na compra de vacinas CoronaVac pelo Ministério da Saúde para imunizar crianças e adolescentes

Por Da Redação

21/01/2022 às 05:53:57 - Atualizado h√°

Ofício destaca que doses do imunizante já estão disponíveis no Instituto Butantan. Apesar de aprovada pela Anvisa para uso na faixa etária, governo federal ainda não manifestou interesse na compra. O Consórcio Nordeste enviou um ofício, nesta quinta-feira (20), ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cobrando urgência na compra de vacinas CoronaVac ao Instituo Butantan para vacinação de crianças e adolescentes.

O uso do imunizante na faixa etária de 6 a 17 anos foi aprovado nesta quinta pela Anvisa, com exceção dos imunossuprimidos. Apesar disso, não há contrato em vigor que preveja a compra das doses pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o governo federal não manifestou interesse em adquirir novas doses de CoronaVac. O Butantan possui 15 milhões de doses prontas da vacina contra a Covid-19.

LEIA TAMBÉM

Saiba onde vacinar crianças contra Covid no Grande Recife

'É uma coisa que vale a pena': confira depoimentos de crianças

Na carta do Consórcio Nordeste, o governador Paulo Câmara, recém-empossado presidente do colegiado, destaca o agravamento da pandemia da Covid-19, em decorrência da variante ômicron.

"Peço que o Ministério da Saúde realize compra das referidas vacinas já disponíveis no Instituto Butantan e proceda a distribuição entre os estados conforme o Plano Nacional de Imunização", diz o texto.

"Tal medida deve ser tomada em caráter de absoluta urgência, algo absolutamente compatível com as atribuições deste Ministério", afirma a carta.

O ministro Marcelo Queiroga disse, nesta quinta, em rede social, que aguarda a publicação da decisão da Anvisa no Diário Oficial da União e que vai considerar a inclusão no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste foi criado em 2019 e congrega os governos dos nove estados do Nordeste do Brasil. O objetivo é integrar políticas públicas de desenvolvimento econômico e social, facilitando compras públicas e ações integradas e funcionando como um articulador de pactos de governança.

Vacinação de crianças

A vacinação de crianças no Brasil começou a ser feita no dia 14, logo após a chegada do primeiro lote de vacinas pediátricas da Pfizer, até então, o único imunizante aprovado pela Anvisa para este grupo.

Pernambuco já liberou a vacinação para toda essa faixa etária, desde que os municípios tenham doses disponíveis. A ordem de priorização é: crianças imunossuprimidas, com comorbidades, com deficiência permanente e as pertencentes às comunidades tradicionais quilombolas.

Em seguida, caso haja disponibilidade de doses, as prefeituras foram autorizadas a iniciar a proteção das crianças por faixa etária de forma decrescente, começando com as de 11 anos.

Vídeos: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Fonte: http://g1.globo.com
Comunicar erro
O Santaritense Digital

© 2022 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santaritense Digital