Tecnologia mitsubishi

Primeiro sistema de navegação totalmente autônomo do mundo em balsa de 222 metros completa primeira viagem

Por Da Redação

19/01/2022 às 18:41:30 - Atualizado há

A Mitsubishi Shipbuilding anunciou o sucesso daquela que considera a primeira viagem de uma balsa de 222 metros dotada de um sistema de navegação totalmente autônomo. Em um projeto em conjunto com a empresa de transporte marítimo Shin Nihonkai Ferry, o navio completou uma jornada de 240 km, navegando de forma autônoma no Mar de Iyonada, no Japão.

A recente demonstração fez parte do Meguri 2040, um projeto lançado em fevereiro de 2020 para acelerar o desenvolvimento de embarcações totalmente autônomas. A grande balsa, chamada Soleil, foi equipada com o sistema autônomo de navegação Super Bridge-X, desenvolvido pela Mitsubishi Shipbuilding, uma parte da Mitsubishi Heavy Industries Group.

Leia também:

Monitoramento de motor e segurança cibernética

O sistema possui uma função de desvio que ajuda o navio a contornar quaisquer obstáculos em seu caminho e atracação e desatracação automáticas (que a Soleil usava para virar e reverter). A embarcação também incluía câmeras infravermelhas que permitiam detectar outros navios, mesmo em baixa visibilidade.

Além disso, um sistema de monitoramento remoto era usado pela equipe para ficar de olho no motor, havendo um complexo sistema de segurança cibernética. A Shin Nihonkai Ferry também foi responsável por definir os requisitos do sistema da balsa, que alcançou uma velocidade máxima de 26 nós (48 km/h) em sua viagem.

Esta recente demonstração é considerada um passo significativo em direção à navegação costeira mais segura. Naoki Ueda, vice-presidente executivo da Mitsubishi Shipbuilding, disse que a empresa “continuará a desenvolver tecnologias usando o valioso conhecimento adquirido para alcançar segurança e serviço de alta qualidade para balsas de passageiros”.

Espera-se que outras empresas também mostrem seus sistemas autônomos como parte do Meguri 2040. O projeto contará com sistemas de navegação autônomos e incluirá plataformas projetadas para proteger os dados de navegação utilizados para monitoramento em terra.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: https://olhardigital.com.br/
Comunicar erro
O Santaritense Digital

© 2022 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santaritense Digital