Cidades Momento Sesi/Senai

Programa falou sobre frente de trabalho em parceria com a Prefeitura de Santa Rita, além de outros temas importantes

O Novembro Azul, a apresentação da Orquestra Filarmônica Senai SP e as novidades do jornal O Santarritense foram os demais assuntos comentados no programa

Por Da Redação

23/11/2021 às 13:09:37 - Atualizado há

O programa Momento Sesi/Senai da última quarta-feira (17) contou com a participação do diretor do Senai São Carlos, Marcio Marinho, que falou sobre a formação da turma da Frente de Trabalho, com o curso "Mundo do trabalho e seus aspectos financeiros e o meio ambiente", desenvolvido em 15 encontros, em uma parceria do Senai com a Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, e que termina na próxima quarta-feira (24).

Com o encerramento do curso, os participantes receberão um certificado que valida aos participantes a aptidão para o mercado de trabalho, com ainda mais especialização. "É importante lembrar que a gente precisa estar sempre estudando. Precisamos sempre estar aprendendo, sempre conectados com uma instituição de ensino que organize esses conhecimentos. Pois, apesar de ter muito conteúdo disponível hoje em dia na internet, a vantagem de participar de uma turma é essa organização dos assuntos, do horário e a possibilidade de interação com o professor do curso, que está sendo desenvolvido remotamente, mas ao vivo entre o professor e os alunos, abordando questões importantes sobre o mercado de trabalho, como o contexto atual, as mudanças no Brasil e no mundo, a importância de buscar a qualificação permanente e a questão ambiental" relatou Marinho.

O professor Luiz Alessandro Garcia, do Senai São Carlos, além de todos os assuntos citados por Marcio Marinho, também aborda questões relacionadas ao planejamento financeiro, assunto muito importante para que as famílias possam organizar seus orçamentos mensais. "Tenho certeza que é um curso marcante que faz a diferença na vida das pessoas e, acima de tudo, com esse horizonte que nós precisamos continuar sempre estudando", acrescentou Marcio Marinho, diretor do Senai.

Além desse tema, a importância do Novembro Azul - Mês de Conscientização para o câncer de próstata, também teve destaque nesta edição. Para falar sobre o assunto, a convidada foi Camila Romão, diretora do Departamento de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro. "O novembro azul é um movimento muito importante, é o mês todo que a gente trabalha para falar da importância do exame de próstata para os homens", relatou a diretora.

"Os índices de câncer de próstata ainda são muito altos e por isso o exame, que é feito através do toque, em homens acima de 40 anos, é tão importante. Em casos em que há a existência de histórico familiar de câncer de próstata, os cuidados podem começar antecipadamente e com menores intervalos, tudo pensando na prevenção da doença. Quando descoberto no início, a chance de cura é maior", acrescentou Romão.

A diretora da Saúde ainda lembrou que o câncer de próstata é uma doença silenciosa, por isso, a importância de quebrar o mito do exame de toque e realizá-lo. "O toque retal é o principal exame para detectar o câncer de próstata, por isso, é preciso tirar a desinformação e o preconceito da cabeça e pensar que é uma prevenção muito importante para a saúde do homem", disse.

Toda a triagem para a realização do exame se inicia com a consulta com o clínico geral, por isso, é importante que o homem faça seus exames e consulta de rotina, principalmente a partir dos 40 anos, pois nesses exames, caso seja detectada alguma situação que necessite dos cuidados de um urologista, o paciente seja encaminhado a um especialista. "Reforçamos que é muito importante que o homem procure se cuidar, apesar da resistência muito grande que ainda existe. Então, se você tem na sua família um homem acima de 40 anos, oriente-o a procurar um posto de saúde da nossa cidade e marcar uma consulta com o clínico geral e, se necessário, o encaminhamento para um urologista para a realização dos exames", finalizou a diretora do Departamento de Saúde.

Outro tema falado no Momento Sesi/Senai foi a expectativa para a apresentação da Orquestra Filarmônica Senai São Paulo (OFSSP), que acontecerá no dia 18 de dezembro, aqui em Santa Rita do Passa Quatro, dentro da programação especial de fim de ano que está sendo preparada pela Prefeitura Municipal. "A Orquestra é mais uma iniciativa do nosso presidente Paulo Skaf, mais um legado que ele deixa dessa gestão de sucesso. A orquestra que roda o estado de São Paulo é composta por alunos e ex-alunos do Senai, pois, no nosso sistema, a música é tratada como um tema transversal, porque além da formação profissional, a gente sempre abre espaço para a cultura, com a própria OFSSP e com as bandas marciais do Senai", comentou Marcio Marinho.

Encerrando o programa, o jornalista Cléber Sebastião Fabbri, que participa do conselho editorial de O Santarritense, trouxe as novidades deste jornal impresso, assim como a feliz notícia do alcance de incríveis mais de 2 milhões de visualizações no site www.osantarritensedigital.com.br, em apenas 8 meses de existência do portal digital.

"Nós montamos um projeto com uma equipe competente para agregar um produto novo de mídia para Santa Rita, o que fazia falta um site de notícia e pensamos em agregar isso ao jornal impresso. Dessa forma, a gente tem a agilidade do digital quando precisa e tem também a profundidade do impresso. Infelizmente, todas as semanas nós vemos os jornais do interior que não conseguem se manter e acabam fechando e nós percebemos que esses produtos agregados, inclusive com as redes sociais, dá um novo fôlego para o jornal impresso, que é um guardião da história da cidade e possui uma importância ímpar. Nosso portal está com mais de dois milhões e duzentas mil visualizações, o que dá uma média de dez mil visualizações por dia, o que nos deixa bastante animado para prosseguirmos", relatou o jornalista.

No portal de O Santarritense os leitores encontram notícias de Santa Rita do Passa Quatro e região, do estado de São Paulo, do Brasil e do mundo. Tudo para bem informar os santa-ritenses, que também podem realizar a assinatura do jornal impresso.

Comunicar erro
O Santaritense Digital

© 2021 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santaritense Digital