Cidades Gestão

Comissão Simplifica de Santa Rita do Passa Quatro realiza apresentação em evento na cidade de Campinas

Sediado na IMA, o Encontro Tecnológico prestigiou as conquistas santa-ritenses e contou com falas de diversos especialistas

Por Da Redação

19/11/2021 às 15:03:16 - Atualizado há

Na tarde do último dia 11 membros da Comissão Simplifica (CME-Simplifica), de Santa Rita do Passa Quatro – na ocasião representada pelo vice-presidente da comissão, o vereador Flávio Peron, o coordenador Luciano D"Ávila e o secretário André Thomazi, juntamente com o prefeito Marcelo Simão e o empresário Clóvis Camargo –, realizaram uma apresentação do "Case Santa Rita do Passa Quatro (SRP4) - Contribuições para a Transformação Digital dos Municípios", no Encontro Tecnológico realizado em Campinas e promovido pela IMA (Informática de Municípios Associados), uma empresa reconhecida por ser referência na área de digitalização e modernização de serviços públicos.

Após a recepção dos convidados, feita pelos diretores e funcionários da empresa, o presidente da IMA, Eduardo Coelho, fez a fala de abertura e relembrou o trabalho de desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os serviços digitais na cidade de Campinas e região, assim como nas cidades associadas à empresa, a fim de que os cidadãos tenham mais acessibilidade, conectividade fácil, com as informações necessárias na palma da mão.

"A evolução das pessoas hoje, não é só o acesso aos sistemas de informação, não é só acesso à tecnologia. É também o uso dessa tecnologia para a formação, capacitação, integração com os outros sistemas, com a vida e com as comunidades", disse o presidente, que no evento apresentou mais funcionalidades da IMA, já introduzindo aos convidados a felicidade de receber os membros da Comissão CME-Simplifica de Santa Rita.

O prefeito Marcelo Simão fez uma breve apresentação da Comissão Simplifica e explicou o objetivo final de todos os trabalhos que vêm sendo realizados pelos membros e que vale a pena ser relembrado nesta edição do O Santarritense. "A Comissão desenvolve um projeto de simplificação dos sistemas burocráticos da Prefeitura. Com esse projeto, nós estamos tirando a cidade da "idade da pedra" para os tempos tecnológicos e digitais, levando Santa Rita para um novo patamar".

O case foi apresentado pelo coordenador da Comissão Simplifica, Luciano D'Ávila, que iniciou a apresentação mostrando aos demais participantes as belezas naturais e do patrimônio santa-ritense, com o intuito de valorizar a cidade e relembrar o título de Estância Climática.

Luciano prosseguiu contando sobre a formação da Comissão Simplifica, as reuniões dos trabalhos e afirmou novamente que o objetivo desta é auxiliar o poder público na implementação do Governo Digital, para assim facilitar a vida do contribuinte. O coordenador convidou os demais membros presentes da CME para comporem a apresentação. Cada um deles falou da sua importância dentro da Comissão e juntos demonstraram os avanços já conquistados e as ações em processo, como a aprovação de leis, a parceria com o Sebrae e a própria IMA, assim como as metas finais:

- Maior interatividade com o cidadão;

- Diminuir excessivamente o uso da impressão em papel;

- Reduzir o acervo físico;

- Transparência e agilidade junto aos processos;

- Desburocratizar o sistema.

Como ações já concluídas, Luciano D"Ávila mencionou o levantamento de dados de toda a estrutura tecnológica do município, feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). "Nós precisávamos conhecer, precisávamos da informação exata, pois já que estamos falando de transformação digital, levantamos a situação acerca dos equipamentos necessários, como computadores, impressoras, cabos e internet nos nossos espaços, como creches, postos de saúde e setores da prefeitura, assim como programas e sistemas já existentes".

A partir destes levantamentos, a Comissão Simplifica deu início a diversas ações que foram comentadas na apresentação. Dentre elas, alguns serviços que já começaram a funcionar na plataforma online, tais como: emissão de certidão negativa, emissão de IPTU, emissão de dívida ativa, emissão de nota fiscal eletrônica, entre outros serviços que podem ser conferidos na página de serviços digitais, voltada aos cidadãos santa-ritenses, disponível no endereço eletrônico http://www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br/portal/servicos-digitais/ .

Governo Digital – O coordenador, junto ao vereador Flavio Peron, destacou outra conquista importante da Comissão Simplifica, junto à Câmara Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, que foi a aprovação da Lei Municipal do Governo Digital, na quarta-feira (10).

Sobre esta, que é inspirada em leis federais, e em relação aos objetivos do projeto, o vereador Peron, que conduziu a aprovação da lei na Câmara, falou sobre a importância do desenvolvimento humano e social que está sendo promovido com a Comissão Simplifica. "Um dos pilares disso tudo é a capacitação. Como, por exemplo, a capacitação dos trabalhadores da reciclagem. Precisamos preparar nosso município para as inovações do século 21".

O empresário Clóvis Camargo relembrou mais algumas ações realizadas até o momento, como a promoção de workshops, em parceria com o Sebrae, para os funcionários públicos e colaboradores da Prefeitura, e a consulta pública sobre os projetos, feita no meio deste ano, além da revisão de outras leis.

O empresário André Thomazzi agradeceu a oportunidade e reforçou a importância da desburocratização para o desenvolvimento do município, principalmente depois do aumento da digitalização causado pela pandemia.

Caminhando para o fim da apresentação, o coordenador Luciano D"Ávila colocou a Comissão Simplifica à disposição de todos para dúvidas e perguntas. Já o prefeito Marcelo Simão reforçou o desejo de firmar uma parceria com a IMA para a realização de projetos na cidade.

Para além da apresentação do case, os representantes de Santa Rita do Passa Quatro assistiram às demais palestras da tarde, que trataram sobre inteligência digital, desenvolvimento de novas tecnologias, cidades inteligentes e empreendedorismo. O objetivo foi agregar novas ideias e possíveis parcerias para o município.

No encerramento do evento, a IMA agradeceu a apresentação e parabenizou os membros da Comissão Simplifica pelos trabalhos que vêm sendo realizados e que diferenciam Santa Rita do Passa Quatro de outros municípios, demonstrando que a cidade está evoluindo e só tem a ganhar com a modernização e digitalização.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Santaritense Digital

© 2021 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santaritense Digital