Cidades Câmara

Quedas de energia e portadores de necessidades especiais recebem atenção de vereadores

Vereadores Verdun e Jomar enviaram requerimento e anteprojeto

Por Da Redação

26/10/2021 às 16:10:40 - Atualizado há

Na última sessão da Câmara Municipal foram destacados dois assuntos alvo de matérias de vereadores. Um deles é sobre as constantes quedas de energia elétrica no município e outro o encaminhamento de um anteprojeto sobre dispensa de servidor público para acompanhamento de pessoa portadora de necessidades especiais.

O vereador Gilberto Bentlin Junior "Verdun" foi o autor do requerimento que questiona a concessionária de energia Elektro sobre o motivo das constantes quedas de energia e para que seja cobrada uma rápida solução para este problema. Em sua justificativa, Verdun destaca que o requerimento se faz necessário uma vez que já há algum tempo está ocorrendo instabilidade no fornecimento de energia, além de constantes quedas de fornecimento e muitos cidadãos estão tendo prejuízos, inclusive, com a demora de manutenção em alguns casos.

Na tribuna, Verdun disse: "A população já cansou. Hoje mesmo tivemos mais de três quedas de energia. Isso tem que acabar". Atendendo ao pedido do colega, o presidente da Câmara, Amadeuzinho, irá convocar um representante da concessionária para os devidos esclarecimentos.


Dispensa – Já o vereador Jomar Francisco solicita ao Executivo para que seja analisado o anteprojeto que dispõe sobre a dispensa de servidor público municipal de parte da jornada de trabalho para acompanhamento de pessoa portadora de necessidades especiais.

Na matéria fica assegurado aos servidores públicos municipais que sejam genitores, cônjuges, curadores ou responsáveis legais, a qualquer título, por pessoa portadora de necessidades especiais, o direito de serem dispensados do cumprimento de parte da respectiva jornada de trabalho, sem prejuízo do seu vencimento e demais vantagens fixas.

Em sua justificativa, o vereador Jomar destaca a Lei Federal 13.370, criada em 2016, que já prevê e garante um horário especial ao servidor público federal com cônjuge, filho ou dependente com deficiência. Algumas cidades da região também já possuem legislação semelhante, como em Porto Ferreira.

"A entrada dos pais ou responsáveis ajuda a promover de maneira mais eficaz as propostas terapêuticas, aumentando a chance de serem repetidas e replicadas em diversos contextos, tornando o aprendizado mais efetivo. A presença e a intervenção feita pelos pais mostram-se benéfica não só para as crianças, mas para os pais também. Algumas pesquisas apontam para a redução do estresse parental, bem como maior engajamento no processo terapêutico. É de extrema importância o acompanhamento dos pais ou responsáveis no processo terapêutico, ou qualquer outro tipo de tratamento que venha impactar positivamente na vida dessas pessoas", declara o vereador Jomar.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal.

Comunicar erro
O Santaritense Digital

© 2021 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santaritense Digital