Cidades Novo Caged

Pelo 8º mês consecutivo, Santa Rita tem resultado positivo na geração de emprego com carteira

O principal responsável pelo resultado positivo em julho foi novamente o setor de serviços

Por Da Redação

14/10/2021 às 10:36:00 - Atualizado há

O Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho, divulgou os números da variação de empregos em Santa Rita do Passa Quatro no mês de agosto.

Pelo oitavo mês consecutivo, Santa Rita teve saldo positivo na criação de vagas de trabalho com carteira assinada. Foram o melhor resultado entre as cidades da região, com 388 vagas criadas, contra 205 em julho, 12 em junho, 179 em maio, 201 em abril, 126 em março, 1.343 em fevereiro e 45, em janeiro.

Vale registrar que os números expressivos de fevereiro e, provavelmente de agora, devem ser relativizados, pois nem todas as vagas criadas foram no município, uma vez que na cidade funcionam empresas de terceirização de mão de obra que atendem a outras empresas de vários municípios.

O principal responsável pelo resultado positivo em julho foi novamente o setor de serviços, com 471 vagas criadas. A indústria foi o ponto negativo, com o fechamento de 74 postos de trabalho. Comércio também teve -7 vagas, agropecuária -1 e construção, -1.

Na microrregião os resultados foram os seguintes. Descalvado (61), Luís Antônio (-28) Pirassununga (134), Porto Ferreira (141), Santa Cruz das Palmeiras (-4), Santa Rosa de Viterbo (-27), São Simão (25) e Tambaú (137).

Nova metodologia – O governo federal tem comemorado recordes na criação de empregos com carteira assinada, como se os números hoje fossem os maiores desde 1992. Mas essa comparação não pode ser feita porque houve mudança de método na coleta dos dados. A alteração foi em 2020, e o levantamento passou a usar dados mais abrangentes. Foi incluída mais gente, como trabalhadores temporários, que não eram contabilizados antes. Isso torna os resultados incomparáveis.

De 1992 até dezembro de 2019, os dados sobre o mercado de trabalho formal tinham como base o Caged —Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que monitora admissões e demissões no regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). A partir de janeiro de 2020, a divulgação trouxe informações de três sistemas: Caged, eSocial e Empregador Web (onde se registram os pedidos de seguro-desemprego). Essa reunião de dados complementares foi batizada de Novo Caged.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Santaritense Digital

© 2021 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santaritense Digital