Cidades Momento Sesi/Senai

Conheça o produto "Indústria Segura", uma consultoria do Sesi disponível para as empresas

Objetivo é promover maior adesão às normas de segurança do trabalho na indústria

Por Da Redação

05/10/2021 às 12:11:25 - Atualizado há

O programa Momento Sesi Senai da última quarta-feira (29) falou sobre o "Indústria Segura", um produto do Sesi lançado para promover maior adesão às normas de segurança do trabalho na indústria. Com a consultoria Sesi "Indústria Segura", é possível analisar a legislação de cada segmento, assim como a realidade das empresas, para adotar as regras e minimizar os pontos e o impacto de autuações trabalhistas.

Por meio deste serviço, as empresas contratantes se conectam aos especialistas do Sesi em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) para a primeira etapa da consultoria, análise específica das atividades do negócio; em seguida, soluções personalizadas são propostas para garantir a segurança dos trabalhadores e diminuir os riscos de notificações e multas pelo não cumprimento da legislação.

Para explicar mais sobre a novidade, o entrevistado da semana foi o engenheiro e coordenador de Operações Estratégicas em Saúde e Segurança no Trabalho do Sesi, Marcelo Garcia Rosa.

Confira a entrevista:

Programa Momento Sesi Senai: Já ouvimos muito falar em NR, mas afinal o que são as NRs?

Marcelo Garcia Rosa: NRs são Normas Regulamentadoras em saúde e segurança do trabalho, vigente pela portaria 3214 de 1977. É muito conhecida entre os funcionários da indústria e profissionais de SST e RH. É um conjunto de normas voltadas para a prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

Momento Sesi Senai: Como essas normas são criadas e atualizadas?

Marcelo Garcia Rosa: Essas normas são criadas e atualizadas pela Comissão Tripartite Paritária Permanente, a CTPP, que é composta por representantes dos trabalhadores, das empresas e do governo. É comum no processo de atualização das normas regulamentadoras, o governo realizar consultas públicas e atualmente, o governo vem atualizando todas as normas com o objetivo de harmonizá-las, onde, por meio de seu portal Participa.br, todos cidadãos também podem contribuir com a revisão das normas regulamentadoras.

Programa Momento Sesi Senai: Essas mudanças já estão em vigor?

Marcelo Garcia Rosa: Algumas normas foram atualizadas, outras estão em consulta e outras estão em processo de atualização.

Programa Momento Sesi Senai: Como as empresas podem fazer para ficar em dia com a legislação em segurança e saúde do trabalho?

Marcelo Garcia Rosa: É muito importante que as empresas procurem por consultorias especializadas no assunto, o tema é muito amplo e multidisciplinar. O SESI atua a mais de 80 anos oferecendo SST, com uma equipe robusta formada por médicos do trabalho, engenheiros, ergonomistas, enfermeiros, técnicos de segurança, e integrando com a área de promoção da saúde, que conta com educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais.

Programa Momento Sesi Senai: Por onde as empresas podem começar?

Marcelo Garcia Rosa: Eu sugiro para o início que seja realizado um diagnóstico da empresa, cada setor possui sua necessidade específica e cada empresa possui o seu grau de maturidade específico em gestão de SST. O SESI oferece o programa Indústria Segura, que é um diagnóstico, realizado pelos profissionais do SESI, que realizam uma análise em campo dos processos, das instalações e da documentação existente na empresa, simulando de forma orientativa uma fiscalização. Desta forma, são entregues 2 relatórios para as empresas: um gerencial, contendo o valor de possíveis multas pelo descumprimento da legislação; e outro relatório técnico, onde não são tratados os valores de possíveis multas, mas sim um plano de ação para que a empresa atenda todos requisitos legais e evolua na sua maturidade em SST.

Programa Momento Sesi Senai: E qual o benefício o diagnóstico Indústria Segura traz ao empregado e ao empregador?

Marcelo Garcia Rosa: Para os empregados, o cumprimento legal proporciona um ambiente mais seguro e agradável para trabalhar, e ao empregador esse ambiente seguro traz mais produtividade, mais segurança jurídica, redução de absenteísmos, multas e imposto previdenciário.

Programa Momento Sesi Senai: Então é possível que o diagnóstico identifique a necessidade de alguma melhoria ou implantação de documentos em SST, o SESI realiza esses serviços?

Marcelo Garcia Rosa: Sim. Nós do SESI oferecemos soluções para o atendimento legal em SST, contamos com um time multidisciplinar com visão atualizada em gerenciamento de riscos ocupacionais e sistemas informatizados para administrar todas as informações geradas, além de uma rede totalmente interligada em todos os estados brasileiros, onde conseguimos atender com o mesmo sistema empresas que possuem filiais em outros estados. Uma empresa pode ser atendida no mesmo sistema por equipes locais tanto em São Paulo, quanto em filiais no Rio Grande do Sul ou no Acre, por exemplo.

Programa Momento Sesi Senai: Como faço para realizar esse diagnóstico em minha empresa?

Marcelo Garcia Rosa: Pode ser realizado o contato com o coordenador de relacionamento com a indústria e comunidade do SESI, Cassiano Cecanho, que atende a região de São Carlos e pode realizar as tratativas comerciais, o contato é: (16) 98804-3002, ou pelo endereço de e-mail: [email protected]

Comunicar erro
O Santaritense Digital

© 2021 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santaritense Digital