Polícia Meio ambiente

Deputado Roquinho Barbiere envia ofício ao governador para manutenção do Posto da Polícia Ambiental em Santa Rita

Parlamentar atende a um pedido do prefeito Marcelo Simão e de toda a população santa-ritense

Por Da Redação

14/07/2021 às 14:55:12 - Atualizado há

O deputado estadual Roque Barbiere (Avante) enviou na semana passada um ofício ao governador João Doria (PSDB) pedindo pela manutenção do Posto da Polícia Ambiental em Santa Rita do Passa Quatro.

Segundo o ofício, o deputado atende a um pedido do prefeito Marcelo Simão e de toda a população santa-ritense. Ele lembrou que o posto atua há 30 anos e também serve aos municípios de Porto Ferreira, Luiz Antônio, São Simão e Santa Rosa de Viterbo, incluindo uma unidade de conservação do Jequitibá Rosa, no Parque Estadual da Vassununga.

Ainda em sua mensagem, Roque Barbiere solicita que, caso não seja possível a manutenção do posto, que pelo menos sejam mantidos os agentes policiais, visando a continuidade dos trabalhos.

A reportagem do jornal O Santarritense apurou que o Governo do Estado está levando adiante uma reestruturação da Polícia Ambiental paulista, assim como ocorreu recentemente com a Polícia Militar, quando Santa Rita deixou de ser sede da 3ª Cia/PM, que passou para o município de Porto Ferreira (antiga 4ª Cia).

Para isso, foi publicada a criação do 5º BPAmb (Batalhão de Polícia Ambiental) no último dia 5 de junho no Diário Oficial do Estado. O decreto nº 65.767 alterou outros dois referentes à estrutura da Polícia Militar Ambiental. Para o Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), a reestruturação permitirá a melhor gestão do policiamento, logística, equipamentos, monitoramento ambiental e tecnologia. Além de viabilizar o planejamento estratégico das ações operacionais.

A previsão é que o 5º BPAmb passe a funcionar até o final deste ano, com sede em Campinas, abrangendo as regiões de Sorocaba, Botucatu, Itapetininga, Campinas, Pirassununga e Rio Claro. Os outros batalhões da Policia Ambiental são: 1º BPAmb (Capital), 2º BPAmb (Birigui), 3º BPAmb (Guarujá) e 4º BPAmb (São Jose do Rio Preto).

Santa Rita ficaria subordinada à Companhia de Ribeirão Preto, que pertence ao Batalhão de São José do Rio Preto.

A reportagem apurou ainda, junto a uma fonte da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que o fechamento do Posto da PM Ambiental de Santa Rita ainda não tem decisão definitiva, o que deve ocorrer até o final deste mês. Assim, os esforços do prefeito Marcelo Simão e do deputado Roque Barbiere chegam em boa hora, no sentido de fortalecer o trabalho que é feito pelos agentes da Polícia Ambiental em Santa Rita e região.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Santaritense Digital

© 2021 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Santaritense Digital