05/05/2021

Cinco razões para cuidarmos das nossas terras e floresta

Por Da Redação

05/05/2021 às 15:19:30 - Atualizado há

Se queremos manter nossos corpos e nosso planeta saudáveis, precisamos fazer grandes mudanças na forma como cuidamos dos nossos solos. O uso de práticas agrícolas ecológicas e a devolução de mais terras à natureza são fundamentais para evitar o agravamento da crise climática, fornecer alimentos sufi cientes para todos e para garantir a sobrevivência dos povos Indígenas em todo o mundo.

Aqui estão as cinco principais razões pelas quais devemos ter mais cuidado com os solos:

1- Usar terras com sabedoria vai combater a crise climática

Florestas grandes e saudáveis são vitais se quisermos manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC, o nível necessário para manter o clima sob controle, assim como outras áreas naturais, como pastagens e zonas úmidas. Eles retiram dióxido de carbono da atmosfera para retê-lo na matéria vegetal e nos solos, por isso funcionam como "amortecedores" da crise climática. Por isso, as florestas que ainda existem precisam ser protegidas enquanto as florestas que já foram danificadas devem ser recuperadas. Para restaurar florestas naturais, precisamos plantar milhões de árvores nativas, em vez de criar plantações comerciais de árvores que não têm o mesmo impacto na redução das emissões, como os eucaliptos.

2- Cuidar dos solos significa cuidar da vida selvagem e das espécies de plantas

Não é nenhum segredo que florestas, campos e outras áreas naturais são paraísos para a vida selvagem e plantas. Refúgios de vida como a Amazônia contém milhares e milhares de espécies, muitas das quais ainda precisam ser estudadas ou até mesmo descobertas pelos cientistas.

3- Garante também a sobrevivência dos povos indígenas

Os povos indígenas representam menos de 5% da população mundial. No entanto, coletivamente, suas terras detêm mais de um terço de todas as áreas naturais remanescentes. Eles estão na linha de frente da luta para defender florestas e outras áreas naturais. Estudos mostraram que as áreas governadas por povos indígenas contêm mais biodiversidade do que em outros lugares e, no Brasil, registram taxas muito menores de desmatamento. O novo relatório do IPCC sobre uso da terra é claro: respeitar e apoiar os povos indígenas é vital para garantir que as florestas e outras áreas naturais sejam saudáveis e bem geridas.

4- Terras saudáveis significam solos férteis

Substituir a agricultura intensiva por uma abordagem mais ecológica reduzirá a pressão sobre as terras e manterá a fertilidade do solo. E o solo é outro grande espaço de armazenamento de carbono, portanto, mantê-lo em boas condições é outra solução natural para a crise climática.

5- Sua saúde irá melhorar

Mudar para dietas amplamente baseadas em vegetais, com mais legumes, frutas, nozes, leguminosas e produtos sem agrotóxicos significa que menos terra é necessária para a agricultura, ou seja, é possível produzir mais alimentos sem derrubar mais árvores e sem contaminar o solo.


Fonte: Adaptado de www.greenpeace.org
ZPP Meio Ambiente

© 2021 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

ZPP Meio Ambiente