coluna

Milena Brito

Al dente

Receitinhas rápidas e deliciosas para receber os convidados em casa

Por Da Redação

19/04/2022 às 09:40:36 - Atualizado há

Aqui em casa sempre gostamos de reunir a família ou os amigos para uma noite agradável regada à boas comidinhas e bebidas deliciosas. Mas, às vezes, têm aqueles dias que não queremos passar muitas horas cozinhando e receitinhas como as de hoje são ótimas cartas na manga para surpreender a todos com pratos deliciosos, leves e perfeitos para petiscar e que impressionam por serem parte da culinária internacional.

Trouxe aqui 4 pastinhas que faço com muita frequência:

? Guacamole:

Do México, essa é uma receita fácil, rápida e gostosa. Pode acompanhar outros pratos ou ser servida como aperitivo junto com tortilhas, como o Doritos.

Ingredientes: 4 avocados maduros (ou 2 abacates), 1 tomate maduro, caldo de 1 limão, 2 colheres (sopa) de azeite, coentro picado a gosto (pode substituir por salsinha, caso não goste), sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo: 1- Lave e seque os avocados (ou abacate), o tomate e o coentro. Com a faca, corte o avocado ao meio, no sentido do comprimento, e descarte o caroço. Descasque, corte cada metade dos avocados em cubos e transfira para uma tigela.

2- Regue o avocado com o caldo de limão e amasse com um garfo até formar um purê rústico. 3- Corte o tomate ao meio, descarte as sementes, e corte as metades em cubos pequenos. Também pique grosseiramente as folhas de coentro ou salsinha. Junte ao avocado amassado, tempere com o azeite, sal e pimenta a gosto. Misture bem e sirva imediatamente.

? Sour Cream adaptado:

Esta também é uma receita mexicana e trata-se de um creme leve e azedinho, que vai muito bem sozinho ou acompanhando outras receitas. Aqui servimos junto com o guacamole para molhar os pãezinhos e tortilhas. Essa aqui é uma versão express.

Ingredientes: 200g de cream cheese, 200 ml de creme de leite, 1 e ½ limões, sal a gosto e cebolinha a gosto.

Modo de preparo: 1-Em um recipiente, misture o cream cheese, o creme de leite e o suco dos limões. 2- Tempere com o sal a gosto e misture mais. 3- Adicione a cebolinha picada por cima e sirva!

? Homus de grão-de-bico

Essa é uma pastinha árabe deliciosa que também vai muito bem servida com pãezinhos e acompanhada de uma bebida gelada. Para fazê-la, você vai precisar de um ingrediente que se chama tahine, facilmente encontrado em grandes mercados ou na internet. Uma latinha de tahine rende até 15 receitas, então, vale a pena investir neste produto.

Ingredientes: 4 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido (também dá certo com o de lata), 3/4 de xícara (chá) de caldo do cozimento do grão-de-bico, 1 xícara (chá) de suco de limão, 4 dentes de alho, 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva (100 ml), 8 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim) e sal a gosto.

Modo de preparo: 1- No processador ou liquidificador, bata o grão-de-bico aos poucos até triturar bem (use a água do cozimento para facilitar). 2- Junte os demais ingredientes e bata até virar uma pasta homogênea, reservando duas colheres de azeite para finalizar. 3- Coloque em um recipiente e finalize com os fios de azeite e sirva em seguida ou gelado.

? Babaganoush ou babaganuche:

Para finalizar essa série da pastinha, uma das que mais fazem sucesso aqui na nossa família: a babaganuche!

Essa também é uma receita muito presente nos restaurantes de culinária árabe e traz um sabor defumado que adoramos. Esse é mais um prato no qual você precisará do tahine. Tá vendo? Vale a pena investir nele!

Ingredientes: 4 berinjelas grandes lisas e firmes, 100 ml de azeite extravirgem, 4 colheres cheias de tahine, suco de 1 limão, 1 dente de alho picado, água gelada para diluir a pasta, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: 1- Queime as berinjelas nas bocas do fogão até ficarem moles e enrugadas (fica com cheiro de queimadas, mas não estão queimadas). 2- Retire a casca, com cuidado para não se queimar. 3- Coloque as berinjelas numa vasilha ou prato e esmague com ajuda de um garfo. 4- Misture, em outra vasilha, o tahine, o limão, o alho, mexa e vá pondo água fria até o molho ficar ralo. 5- Junte o molho e a berinjela e tempere com sal, pimenta e azeite. Aqui nós gostamos dele mais rústico mesmo, apenas amassado no garfo, mas, se preferir, passe a pastinha rapidamente pelo processador. Finalize com fios de azeite.

Viram só como são fáceis? Basta preparar e servir com vários pãezinhos, como o pita, torradas, tortilhas, e o que mais sua imaginação desejar.

Todas essas receitas também são vegetarianas, o que agrada a todos e também são ótimas pedidas para o bolso, já que o preço das carnes está tão alto.

Bom apetite!

Milena Brito

© 2022 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Milena Brito