coluna

Eco4

Retomada Verde

Ação ECO4-Colhe Pilhas

Por Da Redação

01/04/2021 às 11:10:41 - Atualizado há

Dada uma demanda sobre descarte correto de Pilhas e Baterias de uso doméstico em nosso município, o ECO4 desenvolveu uma ação de cunho voluntário de coleta desses objetos. A Ação Voluntária do COLHE-PILHAS teve como objetivo geral inventariar se há por parte da população e do comércio local a sensibilidade para o descarte correto de pilhas e baterias e, como objetivo específico apresentar os resultados ao legislativo e orientar/recomendar uma Política Pública Local sobre esse tema. O método adotado foi a partir da elaboração e distribuição de 10 totens em pontos comerciais da cidade e em bairros específicos. Os totens itinerantes, tinham como propósito identificar pontos fortes e efetivos para a continuidade da ação por parte do agente público em relação à coleta de resíduos sólidos urbanos. Durante os três meses da ação divulgamos nas mídias digitais Facebook e Instagram, jornais locais e na Rádio Zéquinha de Abreu a ação e locais de descartes de pilhas e baterias. Os totens ficaram expostos na FARMÁCIA PALHARES, FOTO ALÉCIO, PORTAL DAS ARTES, FORTI MAT. CONSTRUÇÃO, UTILAR, PADARIA BOTAFOGO, MERCADO PE. DONIZETE JD. PLANALTO, MERCEARIA DO JADIR, MERCADO IDEAL, CASA do ÓLEO, EMPÓRIO SÃO FRANCISCO, RATINHO BEBIDAS, THS INFORMÁTICA, ACADEMIA BEM-ESTAR, POSTO ROSEIRA, POSTO SÃO JOÃO, POSTO 2 AVENIDAS. Desde já agradecemos o apoio e parceria dos estabelecimentos comerciais que participaram da ação do ECO4 pró-ambiente, a participação e engajamento de todos foi fundamental, nosso muito obrigado.

A Resolução Conama 401/2008 estabelece a necessidade de minimizar os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado de pilhas e baterias, pois esses materiais contêm metais pesados contaminantes com riscos à saúde e ao meio ambiente. A Resolução estabelece ainda a necessidade de conscientizar o consumidor desses produtos, bem como, que seu descarte inadequado pode causar severos danos aos recursos hídricos, principalmente ao lençol freático. Segundo a resolução, o gerenciamento ambiental de descarte de pilhas e baterias é dever do poder público. A mesma resolução, determina ainda, que deverão ser implementados pelo poder público, de forma compartilhada, programas de coleta seletiva pelos comerciantes, bem como, o poder público dará destino correto para esses tipos de Lixo Tóxico. Portanto, cabe ao Poder Público (prefeitura) considerar que as pilhas e baterias devem ser recebidas, coletadas, acondicionadas adequadamente e armazenadas de forma segregada e segura, até a destinação ambientalmente adequada, obedecendo as normas ambientais e de saúde pública. Ou seja, quando não há coleta e destino correto, esse material acaba indo para o lixão municipal que há décadas vem recebendo esses materiais extremamente tóxicos e contaminantes do lençol freático. Cabe também a participação da população em dar o destino correto para pilhas e baterias, não descartando no lixo comum ou reciclável.

De modo geral, a AÇÃO COLHE PILHAS do Grupo ECO4, em três meses de campanha retirou do meio ambiente cerca de 2.842 pilhas e baterias, com um total aproximado de 50kg de material tóxico. Dada a sensibilização da nossa campanha, a Nobre Vereadora Renata Cristiana Barioni Bonifácio entrou em contato com o ECO4 e protocolou a Indicação 051/2021 de um Projeto Lei para a continuidade do Programa Colhe-Pilhas pelos departamentos municipais competentes. O PL será votado em breve na Câmara Municipal, o qual temos a confiança e certeza de que será aprovado no legislativo e sancionado pelo prefeito municipal por se tratar de uma ação de cunho ambiental em benefício de toda população. O Grupo ECO4 agradece a Veradora Renata e os demais vereadores, agradecemos mais uma vez todos os comerciários envolvidos e todo nosso time de voluntários nessa ação.

Contatos:

Email: [email protected]

Instagram: @eco4.ambiental

Facebook: ECO4-Associação Santarritense de Educação e Proteção Ambiental

ECO4.Santarritense – vem com a gente.

Eco4

© 2021 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Eco4