Q Beleza

Prós e contras da escova progressiva

Por Da Redação

05/04/2022 às 10:01:59 - Atualizado há

Fala galera! Hoje, no espaço "Q beleza!", vou falar sobre escova progressiva e trazer os benefícios dessa técnica tão usada atualmente. Mas, vou falar também das consequências que essa química pode trazer por aplicação de um produto errado, de técnica mal executada e também falta de tratamento.

Sendo assim, vou falar um pouco sobre o que é escova progressiva, quais os cuidados antes da escova progressiva, quais os cuidados depois da escova progressiva, quais são os prós e contras da escova progressiva, acredito que assim serão tiradas várias dúvidas do dia a dia. Então, bora lá para a matéria!

O que é escova progressiva?

A escova progressiva é um procedimento químico que alisa os cabelos gradativamente, diminuindo o volume, frizz, ondulações e até o ressecamento. Há pouco tempo atrás a escova progressiva incluía uma grande quantidade de formol na composição, porém, a agência nacional de vigilância sanitária (Anvisa) garantiu que o ingrediente apresentava riscos à saúde e determinou que apenas 0,2% deste elemento deveria ser usado nos procedimentos.

Atualmente, as progressivas são praticamente sem formol na fórmula, devendo ser aplicada novamente a cada 2 meses para continuar apresentando um resultado significativo.

Quais os cuidados antes da escova progressiva?

1- Antes de fazer escova progressiva muitos cuidados devem ser tomados, dado que a técnica trata-se de uma mudança de estrutura dos fios que é irreversível e pode causar danos ao cabelo.

2- O primeiro passo antes de realizar o procedimento é procurar um profissional de confiança, pois você nunca deve fazer uma escova progressiva sozinha(o) na sua casa, ok?! Certifique-se com o profissional sobre o uso de formol na fórmula do creme alisante, já que muitos cabeleireiros ignoram a proibição do uso excessivo do elemento.

3- O segundo cuidado que deve ser tomado antes de aplicar a química nos fios é a respeito da realização do teste de mecha. Ele é o único procedimento capaz de determinar se o cabelo está forte e saudável para passar pelo processo. Faça uma reconstrução capilar na semana anterior à escova progressiva.

Quais os cuidados depois da escova progressiva?

Os cuidados posteriores à escova progressiva são quase os mesmos para quem realiza outras técnicas de alisamento.

1- Evite lavar os cabelos todos os dias, isso pode fazer o efeito do produto sair mais rápido;

2- Utilize sempre shampoo com PH neutro e sem sal;

3- Faça um cronograma capilar completo no mês em que realizar o procedimento;

4- Use produtos indicados para os cabelos quimicamente tratados.

Quais são os prós e contras da escova progressiva?

A escova progressiva é uma maravilha nas primeiras aplicações, não é verdade? Contudo, com o passar do tempo, o ressecamento e a fragilidade dos fios podem aparecer.

A progressiva consegue atribuir aos cabelos tudo o que promete nos primeiros meses, ou seja: cabelos alinhados, lisos, sedosos, brilhantes, macios, emolientes e livres de frizz.

Porém, com o passar do tempo, se os cuidados com os cabelos quimicamente tratados não forem tomados adequadamente ,os resultados podem mudar, apresentando: ressecamento, oleosidade, embaraço, opacidade, pontas duplas, elasticidade e fragilidade.

Para evitar que o cabelo se danifique com o uso excessivo do produto é preciso se atentar e usar linhas de tratamento indicadas para cabelos quimicamente tratados. Além disso a ,reconstrução capilar deve fazer parte da rotina dos cabelos com química.

É isso galera! Espero que ajude vocês na decisão antes de fazer os cuidados que se deve

tomar, pois não é um produto que sai, sendo assim se se arrepender vai ter que fazer a troca do cabelo ,ou seja cortar bem curto ou deixar crescer para depois cortar.

Então, pense bem procure sempre um ótimo profissional. Tire suas dúvidas antes, procure saber sobre o produto que ele usa, pois você tem direito de saber o que está sendo usado no seu cabelo, nunca deixe de tratá-los, pois assim evitará os problemas descritos acima. Conheço vários cabelos com progressiva muito bem cuidados e que dão super certo, mas conheço também muitos que precisei cortar.

Então é isso galera ,espero ter tirado algumas dúvidas, agradeço a Deus por até aqui ter me sustentado e por ter mais uma oportunidade de escrever para vocês. Que Deus abençoe a todos e até a próxima, se assim Deus permitir.

Alex Macias

@alexmaciashaircut

Alex Macias

© 2022 Copyright © 2021 - O Santarritense - Todos os direitos reservados
Rua José Bonifácio, 117, Centro, Santa Rita do Passa Quatro (SP)

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alex Macias